PSICOLOGIA

PORTARIA Nº 116, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2018 - PUBLICADO 22 DE FEVEIRO DE 2018


OBJETIVOS

Os objetivos específicos do curso são os seguintes:
- promover ensino interdisciplinar, embasado por múltiplos referenciais, que visem propiciar aos alunos sólidos conhecimentos;
- sensibilizar para a necessidade de aprimoramento contínuo, para estarem conscientes de suas responsabilidades e de seu papel como psicólogos;
- desenvolver ações que possibilitem ao aluno atuar de forma ética, por meio da reflexão ao longo do curso, sobre o compromisso social do psicólogo, bem como realizar e intervir por meio de diagnóstico e avaliação de processos psicológicos na esfera individual, em grupo e em organizações;
- construir e desenvolver o conhecimento científico em Psicologia, como ciência e profissão;
- formar o profissional capacitado para a reflexão e o uso de teorias e técnicas psicológicas;
- assegurar a aplicação de procedimentos técnicos em Psicologia, amparados na interpretação bio-psico-social dos indivíduos envolvidos;
- definir, delimitar e compreender o papel do Psicólogo nos diferentes âmbitos da atuação profissional;
Formar profissional capacitado para:
- compreender os múltiplos referenciais na busca da apreensão da amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com fenômenos biológicos e sociais;
- compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
- atuar em diferentes contextos, de acordo com as necessidades sociais, os direitos humanos, visando promover ações preventivas para promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

As competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida.
I - Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
II - Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III - Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV - Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
V - Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI - Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII - Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
VIII - Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX - Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
X - Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI - Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
XII - Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII - Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XIV - Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
XV - Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional. As competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades de:
I - Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livro, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;

II - Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III - Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
IV - Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
V - Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
VI - Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
VII - Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia

v CAMPO DE ATUAÇÃO

O campo de atuação da Psicologia cresce a cada dia e precisa de profissionais com perfil diferenciado para acompanhar as mudanças do mundo atual. O Psicólogo pode atuar na área clínica, prestando serviços psicológicos em psicodiagnóstico e psicoterapia, como também pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos públicos de saúde, escolas de Ensino Fundamental e Médio, creches, empresas, Fóruns, e Organizações Não Governamentais (ONGs).

DURAÇÃO

5 anos

CARGA HORÁRIA

4.120 horas