Curso autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 516, de 14 de agosto de 2014, publicada no DOU em 15 de agosto de 2014.

OBJETIVOS

O objetivo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Gran Tietê é a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros:
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos;
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Pedagogia com formação técnica e científica atuará nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Infantil e Educação Especial em instituições escolares públicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar. Fora do âmbito escolar, o profissional será preparado para atuar em projetos e instituições educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenciárias, entre outros, ou mesmo por meio de ações coletivo-culturais com segmentos como jovens, adulto, idosos, etc. Além destes campos mais tradicionais de atuação, o Pedagogo poderá participar da avaliação de sistemas, projetos educacionais, meios de comunicação, entre outros.

DURAÇÃO
4 anos

CARGA HORÁRIA MÍNIMA
3.560 horas (CONFORME RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2015)

MATRIZ CURRICULAR

Antropologia Cultural
Avaliação da Aprendizagem
Didática
Educação Ambiental
Educação, Diversidade e Desigualdade
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado III
Estágio Supervisionado IV
Estatística aplicada à Educação
Ética e Cidadania
Filosofia da Educação
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
Gestão Educacional
História da Educação
História e Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Informática Aplicada
Língua Portuguesa
Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS
Metodologia da Pesquisa
Oficina Pedagógica I
Oficina Pedagógica II
Oficina Pedagógica III
Oficina Pedagógica IV
Oficina Pedagógica V
Política e Legislação educacional
Projeto Integrador I
Projeto Integrador II
Projeto Integrador III
Projeto Integrador IV
Projeto Integrador V
Projeto Político-Pedagógico
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Psicopedagogia
Sociologia da Educação
Sociologia Geral
Tecnologia Educacional
Trabalho de Curso I
Trabalho de Curso II
OPTATIVAS

Administração de Conflitos
Comportamento Organizacional
Dança
Empreendedorismo
Gestão de Projetos
Higiene e Saúde
Introdução ao Marketing
Literatura Infantil
Trabalho e Educação